6 de jul de 2011

Orquestra Brasileira de Música Jamaicana - EP - 2008

O nome é auto-explicativo e a música surpreendente. A Orquestra Brasileira de Música Jamaicana é  um exemplo de som que o blog procura. Não pelo estilo, ou por outro motivo que chegue perto disso, mas pela originalidade e busca em integrar, harmônica e dançantemente, diversos ritmos musicais em um mesmo trabalho.

A genialidade da ideia não está apenas no fato desses caras procurarem fazer uma música de grande beleza, porém não muito explorada no Brasil – o ska. Está principalmente na aparente insanidade -  posteriormente confirmada como genialidade – de tocar em ritmo de ska, clássicos-mor da música popular brasileira.

Esta foi a ideia iniciada pelo músico e produtor Sérgio Soffiatti e o trompetista Felippe Pipeta, em 2005 e só executada três anos depois, com o lançamento deste EP. Eles chamaram para compor o projeto, outros sete músicos, que juntos, conseguem dar o peso de uma grande orquestra à banda. Dentre os clássicos gravados neste EP, estão “O Guarani”, “Águas de Março”, e “Ticotico no Fubá”.

Pode parecer aos olhos de um mais desavisado que tais músicas são antigas demais, não poderiam ter releituras inovadoras e de boa sonoridade. Engana-se, você. Eita somzeira braba que fazem estes seres! E que releituras criativas! Estou sendo sincero quando digo que me surpreendi muito quando conheci o trabalho deles, mas estou sendo ainda mais quando digo que você precisa ter este som arquivado aí na sua casa. A combinação ficou sublime, sério, confira aí!


Contato: Site
               MySpace
               Twitter
               Facebook

Nenhum comentário: