17 de ago. de 2011

F.U.R.T.O. - Sangue Audiência - 2005


Frente Urbana de Trabalhos Organizados, ou F.U.R.T.O. Essa banda, de nome forte e engajado, é um projeto fundado por Marcelo Yuka 4 após sua saída dO Rappa, em 2001.

Esse disco veio com muita expectativa, tanto pelo talento do seu autor já comprovado pela suas letras, quanto pela vontade de ouvir o que tinha a dizer um dos maiores questionadores da sociedade, vítima direta da violência social no ano 2000.

Porém, a expectativa da gravadora não se converteu em vendas, mas fez de "Sangue Audiência", um dos grandes álbuns questionadores da história da música brasileira. Junto com Maurício Pacheco, Alexandre Garnizé (Faces do Subúrbio) e Jamilson da Silva, "Jam" (Orquestra Santa Massa) Marcelo Yuka apresentou um som moderno, com batidas eletrônicas e graves desconcertantes, belas melodias e da um tapa na cara da hipocrisia brasileira.

Mostrando mais uma vez a grande intimidade da música brasileira de qualidade com as máquinas, Sangue Audiência vem com uma metralhadora de samplers, efeitos eletrônicos e muita poesia, o que requer atenção do ouvinte para captar a beleza dos versos e do discurso gordo e denso ganha mais peso ainda com as participações do disco.

Em "Gente de Lá", B Negão faz as vezes do HipHop, enquanto Manu Chao em " Todos Embaixo do Mesmo Sombrero" mostra a ligação de ideias entre Marcelo Yuka e o discurso do libertário de toda América Latina. Já em "Desterro" a participação de Marisa Monte, com sua voz suavemente doce, faz dela uma das mais belas músicas do álbum e mostra uma face nada bela da globalização.

Para terminar o álbum, já sem luvas, Marcelo Yuka apresenta "Verbos a Flor da Pele", uma porrada firme, que define de vez que está ao lado dos movimentos sociais, através do sampler incrível de um discurso de João Pedro Stédile, coordenador nacional do MST (Movimento Sem Terra).



Esse é um álbum obrigatório na sua lista, seja qual for seu posicionamento político. Essa é uma obra de extremo bom gosto e modernidade e muitas ideias divergentes à normalidade e levanta questões que estão distantes da grande mídia.

Meu nome é Antonio Moreira e essa é a minha primeira participação aqui no Gramofone Virtual. Não foi possível colocar o player como é de costume, pois o soundcloud não aceitou, mas vale a pena baixar!

Espero que gostem, comentem e divulguem!




Contato: Site

Twitter

2 comentários:

Luan Barreto disse...

Boa totonhoo! Downloadeando!

Unknown disse...

O arquivo não está mais disponível?