4 de jul. de 2011

BaianaSystem - BaianaSystem - 2010

O BaianaSystem é um projeto idealizado por Robertinho Barreto que transcende a capacidade de definição verbal. Eu tento explicar por que: o cara teve a manha e a sacada de pegar uma guitarra-baiana daquelas bem sagazes e integrar a ritmos africanos e à mágica psicodelia do dub.

Você já viu uma guitarra-baiana? É uma invenção da lendária dupla Dodô & Osmar, que mais pra frente rendeu muito pano pra manga ao Axé. Ela está para o cavaquinho assim como a guitarra está para o violão. Foi uma boa comparação? Não sei, mas sei que o som que aquele pequeno e atarracado objeto produz é coisa de louco. Aquilo grita, mas grita, meu irmão, você não imagina.

Agora imagine este instrumento, que sozinho já transborda sonoridade e psicodelia, com a contribuição do baixista e também produtor do disco Marcelo Seco, o percussionista Wilton Batata e o DJ/Produtor Chico Corrêa (bases e mixdubs). Russo Passapusso é quem comanda o microfone com muito moral ao lado de honrosos convidados como Lucas Santtana, Gerônimo, Roberto Mendes, Buguinha Dub e o mais constante parceiro do grupo, BNegão.
Ao longo deste disco, você vai passar por uma experiência de completa imersão na música e na cultura brasileira, africana e jamaicana. Como? Aí você vai ter de ouvir, porque por mais que eu tente explicar todas as nuances desse belo e original trabalho, minhas palavras não bastariam. Este disco está demais, é um dos meus preferidos e mais tocados aqui em casa ultimamente, meu irmão sabe o quanto (hehe). É puro gingado, alegria e energia, vai por mim, baixe este disco.

Parabéns aos músicos e produtores pela originalidade e qualidade do trabalho final. E também muito obrigado pelo apoio à divulgação gratuita do álbum. Não fosse assim, muitos fãs potenciais jamais chegariam a conhecer tantas bandas excelentes que temos no Brasil. Por isto apoiamos a livre divulgação como maneira de propagar irrestritamente a cultura, e pelo que estamos vendo, as bandas estão conosco!

Sintam-se a vontade para comentar, participar, e compartilhar os arquivos do blog.

Manda bala, amigo!


Contato: Site
               Twitter
               MySpace
               Facebook

Um comentário:

Unknown disse...

Show de bola!!! Uns dos melhores trabalhos que ouvi ultimamente!!!