18 de jul. de 2011

BiD - Bambas & Biritas - Vol. 1 - 2005

Este foi, talvez, o disco que eu mais ouvi por parte de tempo no último ano. BiD merece um pequeno perfil aqui para você compreender de onde é que ele consegue tirar tanta criatividade e inovação assim. BiD é multi-instrumentista, produtor, arranjador, DJ e compositor e vem deixando sua marca na cena musical desde 1985. Apesar da discrição pessoal, o produtor é conhecido e renomado dentro e fora do Brasil, assim como seus trabalhos. O mais conhecido deles é a produção musical do aclamado “Afrociberdelia” de Chico Science & Nação Zumbi. Ele também é responsável pelo álbum “CSNZ”, gravou remixes para Jorge Benjor, Planet Hemp e outros, foi fundador e integrante-chave da big band “Funk Como Le Gusta” até 2005, quando começou a discordar dos rumos que a banda estava tomando. E foi aí que resolveu produzir esta joia.

Se houvesse apenas uma palavra capaz de definir este disco, com certeza ela seria “sublime”. O produtor reuniu neste projeto grandes nomes da música brasileira em parcerias inéditas e magistrais como Seu Jorge, Black Alien, Elza Soares, Rappin’ Hood, Marku Ribas e Carlos Dafé. O músico passeia neste álbum pelo samba, funk, jazz, soul e rap, sem nunca deixar de lado a música eletrônica, sua parceira constante. Com extrema habilidade, BiD, que participou do início ao fim do projeto, produziu um álbum que até então não tinha um padrão de comparação. E não sei se tem ainda hoje.
 

Provavelmente a comparação virá em breve, quando BiD irá lançar o tão esperado “Bambas 2”, um novo disco de parcerias geniais, desta vez uma conexão entre Brasil e Jamaica, com o que há de melhor e mais característico na música regional dessas nações. Mas isto é papo pra outra hora. Agora é hora de ligar o som, colocar o volume no 82, o bass pra lá do 50 e curtir a viagem. Aproveite, ela será sublime.


Contato: Site
               MySpace
               Twitter



bid bambas e biritas vol1 by gramofonevirtual

Um comentário:

Gui disse...

Showwww mano!!! muito bom esse álbum.
Já tinha, mas merece o comentário.