30 de mai. de 2012

Maga Bo - Quilombo do Futuro - 2012


"São músicas feitas com computador por pessoas. É a manifestação de músicas folclóricas num ambiente moderno. A Lia de Itamaracá falava 'essa música não é minha, essa música é nossa'. Acredito na mesma coisa, o trabalho desse disco pode ser meu, mas esse som é nosso." Seria tarefa difícil encontrar melhor definição para o som do Maga Bo.

Americano erradicado no Rio de Janeiro desde 1999, Maga Bo vem absorvendo ritmos culturais brasileiros e os misturando ao que já ouviu nos mais de 40 países que visitou. Foi aqui que o músico e técnico de som se tornou produtor e DJ conhecido e respeitado mundialmente. Após o lançamento do "Quilombo do Futuro", dia 22 de maio, ele já tem turnês marcadas em julho na Europa, agosto nos EUA, outubro na Índia,  e de novo a Europa em novembro.

[A pedido do artista tiramos o SoundCloud com as músicas]

O próprio músico explica a fusão de ritmos que é o álbum : "Sempre procurei pessoas trabalhando com música de DNA africano, jamaicano, do hip-hop, dub, ragga… Assim encontrei o MC Marechal, ele me apresentou pro BNegão, que me apresentou pro Marcos Suzano. Encontrei o Marcelinho da Lua, fui pra primeira festa do Digitaldubs. Fui fazer um programa de rádio na casa do Yuka, fomos ficando amigos e gravando juntos e agora estamos fazendo um disco. Conheci o João Hermeto e começamos a gravar na casa dele, fui frequentando as escolas de samba, tocando tamborim, e o Junior da Mangueira me convidou pra ensaiar com a bateria, nos blocos. Me apresentei pro Buguinha Dub, queria conhecer esse maluco fazendo barulho com efeitos de guitarra em cima da mesa de som nos shows da Nação Zumbi..."

Muito bem relacionado e respeitado entre os músicos brasileiros, Maga Bo reuniu um time de peso pra este trabalho. Fazem parte dele BNegão (o camisa 10 da música brasileira), o lendário e saudoso Speed Freaks, Funkero, o pessoal da BaianaSystem (Robertinho Barreto e Russo Passapusso), Biguli, Buguinha Dub e Marcelo Yuka, entre outros.

Um miscelânea de música afro-brasileira das mais enraizadas e sinceras que já vimos feitas por um músico não brasileiro. Vale muito o download. Have fun!



Contatos: Site
               Facebook
               SoundCloud
               MySpace

Nenhum comentário: