24 de set. de 2012

Yoñlu - A Society In Which No Tear Is Shed Is Inconceivably Mediocre (2009)


Nessas futricadas pela internet em busca de músicas novas, boas, estranhas, diferentes, inovadoras, clássicas (...), acabei encontrando algo que se aproxima mais da categoria "estranho/sombrio". Não que seja necessariamente assim a música de Yoñlu. Mas sem dúvida é inquietante a forma como ele se tornou conhecido e, sua música, reconhecida.

Vinícius Gageiro Marques é o nome do garoto que adotou o apelido Yoñlu na internet. Nascido em família de classe média alta na cidade de Porto Alegre/RS, Vinícius era um garoto com uma inteligência muito acima da média e, como por vezes acontece, também muito atormentado pela forma como entendia e sentia o mundo a sua volta. Ele se alfabetizou em francês quando a mãe morava em Paris e com 12 anos já lia Kafka.

Sua obra como músico só foi descoberta após o fato que o tornou realmente conhecido: seu suicídio com ajuda de pessoas da internet. É muito difícil explicar os motivos de alguém que tira sua própria vida, o fato é que ele se trancou no banheiro de casa com duas churrasqueiras acessas quando não havia ninguém mais por perto e morreu asfixiado. Durante a tentativa ele ia narrando e conversando com pessoas do outro lado do mundo, solicitando ajuda sobre como proceder, sempre em inglês.


Após o lamentável acontecimento, os pais do garoto encontraram - sob orientação do próprio Yoñlu - em seu computador mais de 60 músicas gravadas em seu próprio quarto. Estas músicas foram organizadas mais tarde em diversas coletâneas como esta que você pode baixar abaixo.

O som do Yoñlu é algo entre o folk, o psicodélico, melancólico, e a bossa nova. As composições são ora em português, ora em inglês mas a predominância maior é da harmonia e maturidade de letras e melodias. Curioso pelo caso e surpreendente pela qualidade musical de um garoto que morreu aos 16 anos, este CD realmente é ótima peça na coleção de todo interessado em música.





Este é o link oficial DO GRAMOFONE para download do disco. Não tem spam nem nada, é só compartilhar o som e baixar.

Nenhum comentário: