29 de jun. de 2012

Seleta Gramofone - Mosaico Brasil (2012)



Esta Seleta foi uma das que mais demoraram para serem fechadas. Um dia eu mexia nela e adicionava uma música, excluía três. Adicionava mais duas e tirava outras. Ocorreram tantas modificações que essa heterogênea seleta ganhou novo nome: Mosaico Brasil. São 11 artistas brasileiros desde o âmago.
A abertura fica por conta da virtuosa Karina Buhr, cantando "Revelação" de Fagner, gravado no programa Som Brasil Nordeste 70. Gabriel Muzak - que nós ficamos sabendo que deve lançar um novo álbum logo -, é o dono da faixa dois com "Tropical Sound System". O completo e inovador Lucas Santtana aparece no disco com "Jogos Madrugais", canção de seu novo álbum, um dos melhores nacionais deste ano. A quarta faixa é representada pela voz e violão de Rodrigo Maranhão.


Aíla, que já figurou com resenha e download aqui no blog, ficou com a quinta faixa representando  a música do Pará, também honrada por Felipe Cordeiro (que por sinal é produtor da Aíla) na oitava música da seleta. Antes disto, no entanto, a galera genial do Apanhador Só apresenta "O Porta-retrato" e a Cabruêra, que consolidou definitivamente seu lugar como uma das minhas bandas nordestinas preferidas, toca "Pena Dourada", quinta faixa do espetacular "Nordeste Oculto", lançado em março deste ano.






As três canções que fecham a coletânea são "O Morcego", do saudoso Lula Cortês, "Anna Júlia" (ela mesma) interpretada pela Velhas Virgens e "Admirável Gado Novo" nas formas de Zé Cafofinho para o mesmo Som Brasil Nordeste 70 da primeira música do disco.


Nenhum comentário: