27 de set. de 2012

Ralph - Lua Branca e Céu Azul (EP, 2012)


Aproximando cada vez mais seu rap da poesia cotidiana, Ralph lançou no início do mês o EP Lua Branca e Céu Azul. São nove faixas que se apoiam em referências não sonoras como cores e paisagens - como ele próprio explicou ao Rapevolusom - para criar a base de suas canções, que buscam o equilíbrio entre corpo e mente neste mundo concretado e acelerado.

Gravado, mixado e masterizado no LP Studios, este é mais um trabalho do Ralph que flerta com o experimentalismo, sem receio de fazer fusões entre o clássico e o contemporâneo. Suavidade e harmonia são adjetivos que permeiam a obra recente do Ralph, e que mais uma vez estão presentes neste lançamento. Não perde tempo não, baixe logo esta pedra preciosa. Rap é evolução!

O nosso mais novo colaborador, Vinícius Sacco (a.k.a. DJ Vinilão) fez uma entrevista irada com o Ralph, que explica o processo de criação e desenvolvimento do EP. Vamos a ela:

Vinícius Sacco
Quando começou a produção do "Lua Branca, Céu Azul"?

Mc Ralph
A produção; imaginando um Ep pra ser lançado mesmo. Começou mais ou menos em março de 2012. Depois que eu e o DJ Sleep lançamos a mix tape virtual (2012- Novo Povo). Essa mix tape ia ter uma continuidade...iria sair um outro volume...mas por uma série de motivos achei melhor mudar o formato; trabalhar com menos músicas, gravar em estúdio com calma e não no ritmo da mix (q iria ser gravada ao vivo). Daí nessa outras peças foram se encaixando e surgiu o conceito do EP. Resgatando algumas coisas que já tinham sido lançadas de alguma maneira.

VS
O DJ Sleep foi o seu beatmaker dos discos anteriores?

Ralph
Não em todos. O primeiro solo "No fundo do baú" foi tudo do DJ Marc-T. o Sleep produziu alguma coisa pro "Dá-me licença"... bastante coisa pro disco "Os afro-raps" e quase tudo no "Lua Branca e Céu Azul"


VS
A natureza se faz presente na essência do disco, ela é sua principal influência no processo de criação desse novo trabalho e na vida?

Ralph
Acho que sim... a natureza e a naturalidade... fazer da poesia dentro do meu rap algo mais natural... buscando um equilíbrio mesmo entre alguns extremos...

VS
Quando você teve certeza que o que queria era fazer rap? Quem foi sua maior motivação?

Ralph
Quando escutei o disco "Preste atenção" do Thaíde & Dj Hum
uma das maiores motivações foi o grupo "Cidadãos Brasileiros" aqui de Taubaté. Que me chamou pra começar a ensaiar junto com eles; isso logo quando comecei a me envolver na cultura Hip Hop. Com a rapaziada do break e do grafite.

VS
Massa! E você mantêm contato com essa rapazeada de Taubaté? Continua morando na cidade?

Ralph
Moro aqui sim. Tenho pouco contato. O grupo infelizmente acabou. Mas sei que o DJ deles (Paulo LC) ta pra lançar uma coletânea. Ainda tenho contato com alguns b.boys também.

VS
Pra finalizar, qual mensagem você quis passar com o novo disco? E quais são suas maiores influências musicais no momento?

Ralph
Tentei passar o que eu sinto. Sair um pouco na neurose; falar de coisas sérias mais de outro ponto de vista. Um pouco menos urbano...mostrando a minha realidade... e tentei fazer um disco bom de se ouvir...isso ai é o que mais importa...que a pessoa ouça e fique satisfeita. Com bons pensamentos...bons sentimentos...bons objetivos.. no momento tenho escutado j-dilla...mad lib...candeia...martinho da vila...o rappa..ponto de equilibrio..muita coisa variada... a música do edi rock com o seu jorge também tem me inspirado muito...

Vinícius Sacco
Quero te dar um salve de parabéns pelo novo disco. E desejar muita luz pra divulgação do novo trabalho, e ficamos no aguardo para que venham muitos outros por aí ainda...

Mc Ralph
Muito obrigado pelo salve...pelo espaço e pelo axé! Tamo junto!


Nenhum comentário: