18 de jun. de 2011

Validuaté - Alegria Girar - 2009 "Caminhos não há mas os pés na grama os inventarão."

É com enorme satisfação que iniciamos hoje, este blog dedicado a música de boa qualidade de uma maneira geral e, sobretudo, à musica não comercial. Acreditamos que a música feita com dedicação e paixão é sempre agradável aos ouvidos. Pode não ser ao meu, ou ao seu, mas para algum ouvido antenado por aí esta música foi feita.

Desta maneira, pensamos que muita gente que poderia ser um grande fã das bandas que postaremos por aqui, jamais conheceria o trabalho dos músicos não fosse pela internet e pela disponibilização gratuita de seu material. Apoiamos todos os trabalhos autorais e sabemos a dificuldade que os músicos passam em nosso país. Mas acreditamos que podemos fazer nossa parte e ajudar a difundir a música de qualidade para melhorar este cenário.

Postaremos por aqui, todo e qualquer trabalho musical que nos parecer digno e merecedor de atenção por um ou outro motivo. Esperamos não ficar presos a rótulos que apenas enrijecem e limitam a boa música. Se é bom, se não é música comercial, pode aparecer por aqui.

Queremos deixar o espaço do blog aberto a todas as opiniões, congruentes ou divergentes, e esperamos receber dicas de sons que queiram ver por aqui. Será um prazer conhecer um novo som!

Agora chega de delongas, vamos à música!


Alegria Girar (2009) do Validuaté foi uma escolha relativamente rápida, porém muito difícil de fazer para o primeiro post do blog. Este é um álbum daqueles que você não consegue explicar bem, a um amigo, o som só com palavras, você precisa mostrá-lo a seu amigo, ele precisa ouvir.

Com uma boa dose de poesia, o trabalho teve início em maio de 2004 e cinco anos depois chegamos a esse presente da banda a nossos tímpanos sedentos. Antes disso, já haviam lançado “Pelos Pátios Partidos em Festa, em 2008”. A banda piauiense de Teresina, é formada por seis músicos irreverentes e interessados na mistura de estilos locais aos já consagrados rock e pop.

“Lendas fantásticas + cinema de canção + samba-rock de vingança + romantismo com amores e flores + masoquismo sanguinário + várias surpresas boas que se amalgamam em um som simplesmente inusitado e gargalhadas pelo ar = Há!Há!Há!Há!” é como se auto define o grupo. A mistura é curiosa e o resultado, surpreendente.

Zé Quaresma (voz de aboio high-tech), Thiago (pandeiros e cavaquinho mentecaptos), Jr. Caixão e Vazin (guitarras bem regadas a cerveja), Wagner (baixo bailarino blue e bonito) e John Well (baterista que detesta dar entrevistas) são os responsáveis por esta produção legitimamente nacional e pelo seu impulso de ir com o mouse toda hora lá na pasta deste disco e dar enter novamente.

Se eu tivesse ouvido este álbum num gramofone a agulha sem dúvida já teria feito um buraco no vinil. Nos últimos tempos foi um dos sons mais tocados aqui em casa. Alternando entre baladas tranquilas e músicas aceleradas que te enchem o peito de energia e vontade de sair por aí e viver, o Validuaté marcou seu espaço e provou que não é preciso ser ligado a rótulos para fazer um som legal e ser reconhecido. Enfim, é o nosso álbum de estréia, não poderia ser mais especial.


Nenhum comentário: