13 de jul. de 2011

Wado e Realismo Fantástico - A Farsa do Samba Nublado - 2004

Este CD que apresento a vocês agora, não é recente, muito menos de uma jovem revelação da música brasileira. O cara já é do meio a um tempo, e todo o respeito e espaço conquistado foi merecido. Wado é curitibano erradicado no estado de Alagoas e isto é apenas um ligeiro exemplo da diversidade cultural que ele conheceu e usa como inspiração em suas obras.

“A Farsa do Samba Nublado – 2004” é o terceiro disco de Wado, e leva também o nome da banda que o acompanha, “Realismo Fantástico”. O som do Wado é daqueles difíceis de serem definidos. É o tipo de música empolgante que você se identifica de imediato. O músico não deixa a animação cair em nenhuma faixa do disco, buscando sempre fazer com que sua canção mexa com o ouvinte. Dentro deste universo (ou quiçá em outro qual), o Wado passa pelo soul, samba, pelo rock, pela união destes últimos dois, pelo reggae, e indubitavelmente pela MPB.

Eu gosto bastante de obras versáteis e consequentemente de artistas versáteis e vice-versa. Músicos que conseguem compreender vários ritmos musicais distintos e aparentemente divergentes em um mesmo álbum, e ainda melhor, numa mesma faixa. E o Wado faz isto com muita certeza do que quer. Como um interlúdio, a décima música do disco, que conta com doze, é uma ode muito bela e dá uma acalmada nos ânimos para o fim do álbum que a esta altura se aproxima.

“Uma ode ao que não é necessário
A sofisticação de inutilidades
Seguimos vivendo os dias, adaptando os planos
O jogo não começa agora, está valendo há muito tempo
Desde a primeira partida, campeonato longo
Gostamos de jogar com graça
E, sempre que dá,
De manter intactas as canelas dos outros
Necessidades desnecessárias”
(Wado e Realismo Fantástico – Ode à Maldade)

O cantor já fez parcerias com grandes nomes da música como Curumin, Rômulo Fróes, João Paulo - vocalista da banda Mopho – e em seu último trabalho lançado conseguiu uma parceria magistral com o escritor moçambicano Mia Couto, de quem é fã assumido. O disco está mais do que recomendado e só não baixa quem não quer!


-> Leve este tapa na orelha [DOWNLOAD]

PS.: A partir de agora disponibilizarei apenas uma amostra de cada álbum no SoundCloud, visto que este só me permite duas horas de músicas "uploadeadas". Abraços! Comentem, pessoal!



Gramofone apresenta by gramofonevirtual

Contato: Site
               Twitter
               MySpace
               Facebook

Nenhum comentário: