18 de ago. de 2012

Entenda o fim das faixas de Tropicália Lixo Lógico

Álbum do acervo do Gramofone.

Como algumas pessoas me perguntaram o que seria "aquilo no fim de várias faixas" do novo disco e eu já estava achando aquilo bem normal pros padrões do Tom Zé, resolvi pesquisar e a resposta vem do próprio artista.

Em seu blog, pouco antes do lançamento oficial do álbum, Tom Zé divulgou uma lista feita pelo técnico de som apresentando os erros encontrados por este na gravação. Tom Zé, achou que era desperdício simplesmente excluir os problemas. Aquilo também era poesia. E o resultado é este que pode ser ouvido e entendido abaixo.

01- Toques de celular no final
02- Fx termina abruptamente / Ruídos de boca
03- Fx termina abruptamente / Ruídos no final
04- Fx termina abruptamente / Ruídos no final
05- Fx termina abruptamente / Vozes no final
06- Fx termina com corte no fade out.
 07- Risadas no final
08- Fx termina abruptamente / Apitos no final
09- Fx termina abruptamente / Toca e para 3 vezes / Vozes no final
10- Instrumento no final
11- Fx termina abruptamente / Instrumento no final
12- Fx  termina abruptamente
13- barulhos de boca / Estalo em 0:36
14- Fx termina abruptamente / Índios no fim 
15- Fx termina abruptamente / 
16 – OK


Para o técnico só esta última música não havia nenhuma objeção. E ficou como está. Eu curti o modo como uma faixa termina já encaixando no início da próxima. É bem... Tom Zé.

Já comprou o Tropicália Lixo Lógico? Acesse o site do Tom Zé, ou peça pelo e-mail: 1bibi@uol.com.br

Não baixou ainda? Clique aqui.

2 comentários:

Eu Ovo disse...

eu já entendo que o tomzé usou isso como uma experiência - como um artifício de psicanálise....

desse jeito ele unificou todas as faixas do disco - como uma obra única e inseparável - obrigando o ouvinte a escutar o álbum inteiro - ao invés de ouvir as faixas que mais gosta....

Enfim... essa é apenas minha opinião sobre esse assunto...

Gramofone Virtual disse...

Muito bem observado este aspecto também, Eu Ovo. Quem realmente cria uma obra não quer que ela seja vista de maneira míope, querem que seja entendidas dentro de seu contexto. E como Tom Zé é absolutamente inventivo, criou uma maneira intrigante de unificar a obra. Valeu pela participação e parabéns pelo seu blog também!