30 de nov. de 2012

Os discos que não falei...


Da janela do meu quarto, observando o reduzido movimento dos carros logo ali embaixo - são 22:36 de uma quinta-feira quente - e ouvindo algumas músicas que gosto bastante, me veio a seguinte questão: quanta música boa eu ouço aqui neste cubículo que não compartilhei com os amigos do Gramofone, não é mesmo? Não convém enumerar os motivos para tal injustiça agora, está feita. Aliás, estava.

Seria uma tarefa bastante árdua - e praticamente impossível - escrever uma resenha sobre cada disco que eu acredito que merece aparecer aqui no blog. No entanto, não mencioná-los seria ainda mais doloroso para o espírito. Faz tempo que penso em compartilhar aqui muitos álbuns que me enchem a alma quando escuto. E essa pendência parecia minar, aos poucos, minha resistência. Ora, como posso eu deixar de mencionar alguns dos álbuns que mais me fazem entrar em contato com aquela sublime sensação que só se tem ao ouvir uma música gostosa?

Lembro de ter acompanhado o lançamento de muitos álbuns maravilhosos, e por conta deste ou daquele motivo não os postei por aqui ainda. Como é o caso de "Fábula", lindíssima obra da música e compositora que admiro, Cris Braun. Um leitor chegou inclusive a sugerir que postássemos o álbum por aqui, no "Indique Uma Banda". E o Passo Torto, então? Devo ter baixado logo nos primeiros dias após o lançamento, mas só fui ouvir depois de fazer a lista dos 14 álbuns de 2011 que todo mundo precisa ter. Na minha modesta opinião, este álbum deveria ser o décimo quinto disco da lista - ou o primeiro, já que estão relacionados ali em ordem randômica. De lá pra cá já se vai quase um ano cheio (vixe! e como voa esse tempo!).

Outro álbum que precisa aparecer por aqui, é o "MetaL MetaL" do grupo Metá Metá, composto por Kiko Dinucci - que também participa do Passo Torto -, Juçara Marçal e Thiago França. Excelente obra.

Silvério Pessoa, pernambucano que faz uma mistura contemporânea de muito bom gosto, também apareceu na seleta lista do ano passado com o álbum "Collectiu", mas o álbum "No Grau" também merece sua atenção. Gabriel Muzak e seu garotão "Bossa Nômade" de 10 anos completos, o VA "Re-trato" dado pelo pessoal da Musicoteca às canções dos Los Hermanos, o antigo e belo, no melhor sentido da palavra,  "Vence Tudo Ao Vivo" do Adão Negro, o "Feitiço Caboclo" da respeitável Dona Onete...

Enfim, todos os discos mencionados acima merecem muito este espaço aqui no Gramofone. E não são só eles, a lista é muito extensa e não vai parar por aqui. Quando notar que esta ou aquela brilhante obra não apareceu por aqui, volto com mais uma parte desta mea culpa. Combinado? Enquanto isso, ouça aquele que você ainda não tem aí porque em breve tem muito mais!

E VIVA A MÚSICA BRASILEIRA! VIVA A CULTURA!






Cris Braun - Fábula (2012) - Download via Anonfiles | Download via Mirrorcreator

Passo Torto - Passo Torto (2011)Download link direto

Metá Metá - MetaL MetaL (2012)Download via Anonfiles | Download via Mirrorcreator

Silvério Pessoa - No Grau (2011)Download via Anonfiles | Download via Mirrorcreator

Gabriel Muzak - Bossa Nômade (2002)Download via Anonfiles | Download via Mirrorcreator

VA - Re-trato (2012) - Download Disco 1 | Download Disco 2

Adão Negro - Vence Tudo Ao Vivo (2005)Download via Anonfiles | Download via Mirrorcreator

Dona Onete - Feitiço Caboclo (2012)Download via Anonfiles | Download via Mirrorcreator

Um comentário:

Original Nikiti Style disse...

ótimos albuns, estou curtindo demais, especialmente o do Silvério Pessoa.
Muito obrigado!