20 de jun. de 2011

The Budos Band - The Budos Band - 2005

The Budos Band foi um achado e tanto! Numa dessas andanças pela internet, que de tudo muito tem, me deparei com esta capa que me fez pensar ser um álbum antigo e sem importância, da mesma maneira como se pega um livro qualquer em uma biblioteca, olha sua capa e o põe de lado rapidamente, com os olhos já procurando por outro.

Míseros são os julgamentos. Burro é o preconceito.

Por sorte do destino (ou sincronicidades? Sei lá!) muito me agradou o nome desta banda. The Budos Band, olha que genial! Veja como soa bem, quase sai pela boca sozinho. O interessante é que a banda se chamava Los Barbudos antes de gravarem seu primeiro disco em 2005, mas com uma grande sacada abreviaram e mudaram para The Budos Band. Ainda bem, porque foi o nome da banda que me impulsionou a baixar este álbum, e se ela se chamasse Los Barbudos eu não teria baixado nunca.

Os músicos do grupo definem seu som como Afro-soul music. O fato é que você pode ouvir elementos de jazz, soul e funk nas composições do grupo. Na formação oficial da banda temos chocalho, guitarra, bateria, percussão, órgão, contrabaixo, sax tenor, sax barítono, flauta, trompete, bongô, tudo na mesma música. Consegue imaginar? Pois é, eles conseguem e conseguem muito harmoniosamente.

O disco já começa em grande estilo com “Up From The South” mostrando logo de cara a que veio a banda. Não demora muito e percebe-se o gingado e swing deste som envolvente e relaxante. Basta começar o baixo, a bateria e a guitarra, que entra logo na sequência, para começar a sacudir o esqueleto. Imagine então, quando os metais fazem o solo. De primeira.

T.I.B.W.F., a segunda música, me faz pensar nas imagens daqueles filmes que tem um motoqueiro viajando sozinho pelo deserto americano. Na verdade mais do que isso, me dá vontade de dar uma volta de moto domingo à tarde ao som desta preciosidade. Poucos são os sons que tem o poder de fazer-te imaginar uma coisa totalmente diferente do que está acontecendo no momento. E este som te transporta pra lá, facinho.

Também não dá para deixar de comentar a excelente Aynotchesh Yererfu, oitava do disco. Com seus solos de órgão regados vez por outra por solos de metais, é impossível não se balançar no mesmo ritmo da canção.

O CD todo é como se fosse um só. Isso mesmo, como se as músicas não tivessem espaço entre elas e nem nomes diferentes. É como se fosse apenas uma música, a The Budos Band. Talvez por isto, em alguns momentos a temperatura chega a ficar morna, mas quando você pensa que vai esfriar, os músicos surgem com um novo truque e esquentam a parada novamente, espantando o tédio pra longe.

Seguindo uma tendência do início ao fim do disco, a banda faz com muito sucesso o que se propõe a fazer: um som não só instrumental mas experimental e swingado. Estão de parabéns.

Tá de graça!

Contato: Site
               Facebook
               MySpace

Um comentário:

Michel Brasil disse...

Brother, a musica Aynotchesh Yererfu é um cover duma banda da Etiópia. Esqueci o nome agora. A música original tem até um vocal. Na versão dos Budos o teclado subistitui a voz.. Abs!