28 de jun. de 2011

Cabruêra - Visagem - 2010


Este post é dedicado ao meu amigo Guilherme Soares.

Deve fazer pouco mais de um ano que conheci esta banda de Campina Grande, interior da Paraíba. Devo me lembrar disto porque pouco depois de baixar este álbum, fui comentar com um amigo, que tinha conhecido “Cabruêra”, um som excelente, com ritmos bem brasileiros misturados com muito bom gosto, e ele me falou: “Eles são daqui, de Campina”. Pronto, fiquei fascinado de conhecer um som tão bem feito e de um lugar de onde eu ainda não conhecia um ritmo. E também guardei de onde eram, pois este amigo meu havia mudado a não muito tempo praquelas bandas de lá.

Fundada em 1998 por alunos da Universidade Federal de Campina Grande, a Cabruêra é composta por quatro músicos que têm em suas influências desde o cancioneiro popular da Paraíba até a música eletrônica, passando por diversas áreas da música regional brasileira.

A banda já fez o lançamento de 4 CD’s (Cabruêra – 2000; Samba da Minha Terra – 2004; Sons da Paraíba – 2005; Visagem – 2010) e teve músicas incluídas em mais de 20 coletâneas lançados no Brasil, EUA, Japão, Portugal, França e Alemanha.

Muitas vezes, nossas principais jóias musicais são reconhecidas primeiro lá fora, para só então, serem bem conceituadas por aqui. É uma pena. Pelo que sei no geral, a banda faz um sucesso bem maior fora das nossas fronteiras do que aqui dentro. Lá em Campina mesmo, a grande maioria da população não é muito fã do som dos caras. Mas engana-se quem acha que é resultado de um trabalho não muito bom. Isto acontece porque o grande público de lá, é mais ligado em forró, arrastapé, e não liga muito para bandas que inovam e fazem uma miscelânea de ritmos regionais do nordeste com muita propriedade. Nesta balada, o grupo já participou de festivais na Inglaterra, Dinamarca, Itália, República Tcheca, Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Suíça e Portugal, e vive marcando presença pelo velho continente.

Talvez seja esta, a banda que mais me lembre o trabalho musical que desenvolveu Chico Science no Recife, sem que eu pense em uma cópia. A banda reúne com uma habilidade de causar inveja a músicos consagrados, estilos nordestinos e rock ‘n’ roll na mesma canção com muita originalidade. Este disco foi cogitado seriamente para ser o post de lançamento do blog. Mas acho que deixei para depois para dar oportunidade a mais pessoas de terem este disco em sua coleção. Da categoria “imperdível”, quem gosta de ritmos brasileiros e de música de primeira qualidade, precisa levar este para casa.


-> Leve este tapa na orelha [DOWNLOAD]


Contato: Site
               MySpace
               Twitter
               Facebook

Nenhum comentário: