29 de jun. de 2011

Cidadão Instigado - Uhuuu! - 2009

Galera, a partir hoje temos uma novidade que acho que vocês vão gostar e, de qualquer forma, será muito útil para o blog. Agora, disponibilizaremos também o player do SoundCloud com todas as músicas do álbum postado para ouvir antes de baixar e ainda há a possibilidade de baixar apenas a música que agradou.  Então vamos lá!

Banda que se diz “semi-hippie triste... às vezes revoltado...” e de influências “extras terrestres”, fundada em 1994, o Cidadão Instigado lançou no mesmo ano um EP, e mais tarde, em 2002, o primeiro disco da banda “O Ciclo da Decadência”, lançado pelo selo Instituto. Três anos depois a banda lançou o segundo disco “Cidadão Instigado e o Método Tufo de Experiências”.

Em setembro de 2009, nos é apresentada esta obra, “Uhuuu!”, já com uma formação diferente. Nesta altura, a banda já contava com Fernando Catatau (voz, guitarra e teclado), Regis Damasceno (guitarra, guitarra sintetizada, violão e vocal), Rian Batista (baixo e vocal), Clayton Martin (bateria) e Kalil Alaia (técnico de som e efeitos). Agora sobem ao palco “Sunset” do magnânimo festival “Rock In Rio 2011” no sábado, dia 01/10, mesmo dia que grandes artistas como Coldplay, Jay-Z, Frejat, Skank, Erasmo Carlos, Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro se apresentam.

“Uhuuu!” é, sem dúvida, o álbum mais pra cima e ensolarado da banda de rock até então. O disco conta com a participação de Arnaldo Antunes (cujo álbum “Iê Iê Iê” foi produzido por Fernando Catatau, líder da banda) nas músicas "Doido" e "O Cabeção", e de Edgard Scandurra na faixa “Dói”. O projeto “Uhuuu!” foi um dos vencedores do Prêmio Pixinguinha e conta com o patrocínio da Funarte.

O Cidadão Instigado tem uma pegada de rock influenciado pela música nordestina brasileira, e pelo rock dos anos 70. Também podemos notar traços da música romântica “brega” nacional – o que se expõe através do tom melancólico de algumas canções. Podemos entender tal influência ao tomarmos consciência que a banda foi formada em Fortaleza, CE, nordeste do Brasil, onde há forte presença de cantores e bandas de brega - estilo que serve de influência para muitos outros músicos comporem suas linhas de influências musicais.

Não sei bem apontar um motivo específico para eu ter gostado logo de cara deste álbum. Sem dúvida o nome do grupo – muito original e perspicaz – chamou-me muita atenção, mas foram também as canções cantaroláveis e de personalidade forte que me fizeram decidir dividir esse maravilhoso trabalho com vocês.


É todo seu!


Contato: Site
               MySpace

Nenhum comentário: