25 de ago. de 2011

Documentário A Palavra (En)Cantada – 2008



Em um país com forte tradição oral como o nosso, a música pode ser a porta de entrada para a poesia e a literatura. Nesse documentário, dirigido por Helena Solberg, vemos essa a íntima relação, tendo como foco a música popular brasileira e suas inúmeras fases e contextos.

A visão ampla da palavra, seja poética ou musical é apresentada de forma suave com entrevistas espontâneas e imagens inéditas no Brasil, como a encenação de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Mello Neto, no Festival de Teatro Universitário de Nancy, na França, em 1966, além de muitos outros nomes da cultura brasileira.


O filme resgata as marchinhas de carnaval dos anos 30, lembra dos trovadores que usavam da palavra como propagadores de notícias da época, e imerge nos movimentos musicais da história da música brasileira. Nessa onda, o documentário viaja pela palavra sussurrada da Bossa Nova, pelo grito do Tropicalismo e do Mangue Beat, até chegar na batida do Hip Hop.

Participam do filme Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan.


Essa obra é mais que recomendada para todos que gostam de música brasileira e sabem o poder da palavra, seja literária, poética ou musical.


Não quer baixar? Assista online:



Contatos: Site

Nenhum comentário: