21 de set. de 2011

Pacotão BNegão!

Inicialmente esse post seria apenas sobre o projeto The Funk Fuckers, mas quando comecei a falar sobre esse álbum, fiz uma passagem obrigatória pela carreira de Bernardo Santos, BNegão, grande ativista da música brasileira e da cultura livre e resolvi ampliar para outros projetos, que também são muito bons. Além disso, em outubro ele estará em Juiz de Fora no Festival Sem Paredes.


Ampliar o foco para além de Bailão Classe A, ajudou bastante, pois é difícil dizer se é um disco pancadão funk, com batida rap e pegada hardcore, ou pancada hardcore com pegada rap e batidão funk.

A verdade é que The Funk Fuckers apresenta nos idos de 1997 uma grande homenagem a sacanagem, diversão e putaria, tudo bem escrachado e com muito bom humor, causando um choque aos ouvidos mais puritanos, musical e culturalmente falando.


Após o enfumaçado Planet Hemp e o profano The Funk Fuckers, B Negão se junta aos excelentes Seletores de Frequência e apresenta uma obra prima da música independente brasileira, o explosivo Enxugando Gelo. Com uma mistura de hip hop, reggae, dub, jazz, funk e samba, o disco agitou o ano de 2003 com a distribuição na internet e um discurso politizado e atual.

Para completar essa sequência de obras, sem tirar, vamos para Baile Bass, o resultado do encontro turbinado do trio B Negão, Alexandre Basa (Mamelo Sound System) e Tejo Damasceno (Instituto). Nesse álbum o Turbo Trio apresenta um excelente entrosamento com a música eletrônica e suas diversas influências, Funk Carioca, Dub, Raga, Eletro, sempre com uma pedrada na cuca!


É marcante a presença do B Negão na história recente da música brasileira e sua influência na cena independente. Suas variadas parcerias e participações mostram além de um compositor de rap, um cara apaixonado pela cultura popular.


Instituto & DJ Dolores - A História Oficiá (Instituto & Bnegão Remix) by 2gramofone

Reação (Panela II) - BNegão & Seletores de Frequência by seletores


 [DOWNLOADS]



The Funk Fuckers– Bailão Classe A – 1997 [DOWNLOAD]







               B Negão Sound System Myspace

Um comentário:

Luan Barreto disse...

Somzeira! BNegão merece demais!