28 de out. de 2011

Coletânea Gramofone - Manual de Sobrevivência da Música Brasileira - 2011


Para ampliarmos a reflexão gerada a partir do "Manual de Sobrevivência da Música Brasileira", publicado esta semana na primeira edição da Coluna Vertebral, resolvemos criar um apêndice no artigo e estender o tema também à nossa já tradicional Coletânea Gramofone.

Neste álbum você pode ouvir, na prática, exemplos das ideias expostas no artigo como a forte tendência da nossa música à miscigenação, ou a transformação pela qual têm passado a obra de artistas experientes, como é o caso do Arnaldo Antunes, que aqui tem uma versão do DJ Incidental para "Lava Uma" - que quem viu Castelo Rá-Tim-Bum na infância se lembra com certeza.



Também compõe a tracklist a Banda Seu Chico, que toca músicas do Chico Buarque em versões criativas e de bom gosto, Devendra Banhart (americano que toca folk psicodélico e assume ter como principais influências Bob Dylan, Caetano Veloso, Novos Baianos e Secos & Molhados) e o pernambucano Otto - que mantém-se relevante no cenário musical mesmo após vários discos.

RAPadura Xique-Chico tem sido destaque crescente na cena rap nacional apresentando seu RAPente que vem direto do interior do Ceará, e é quem tem a quinta faixa do disco. O trio formado pelo produtor BiD, Chico César e Jah Marcus dá uma aula da união de ritmos, gerações e ideais com um belíssimo reggae pra dançar coladinho. A seguir, Apanhador Só com uma música enormemente criativa, feita com instrumentos de brinquedo e o que mais tivesse à mão e reproduzisse algum som legal.



Considerando que já falamos da última música do álbum - o remix do DJ Incidental -, as duas antecessores que fecham este disco-exemplo são: uma do novo CD do Mundo Livre S/A, e outra do Feiticeiro Julião, "uma entidade manifestada em Júlio Castilho, músico das bandas Malvados Azuis e Comunidade Azougue", ambas de Recife.

Coletanea Gramofone - Manual de Sobrevivência da Música Brasileira by gramofonevirtual

Complementando o circo levantado pelo artigo, o álbum "Manual de Sobrevivência da Música Brasileira" é, assim como o artigo, um panorama totalmente parcial e subjetivo da música brasileira.

--> Leve este tapa na orelha [DOWNLOAD]

Nenhum comentário: