13 de jan. de 2012

Little Roy - Battle For Seattle - 2011


Eu fui, na minha pré-adolescência, certamente um dos maiores fãs do Nirvana que já conheci. E provavelmente que você jamais conheceu também. Conhecia todas as músicas - inclusive as mais raras e jamais lançadas -, colecionava materiais impressos e sabia tudo sobre a banda que impulsionou e moldou a forma de pensar de toda uma geração. Afinal, sou de 90, a década em que se produziu os últimos astros rock n' roll como os conhecemos (loucos, pirados, poetas, geniais, destruindo quartos de hotel, se matando de overdose ou suicídio e sendo idolatrados por tudo isso).

Passado o fascínio, fui ter contato com outras culturas musicais (que me acompanharam desde novo, com meus pais ouvindo muita MPB todo domingo pela manhã) e acho que foi logo aí que me interessei pela primeira vez pelo reggae além de Bob Marley. Conheci diversos dinossauros do reggae e, dentre eles, estava Little Roy, contemporâneo de Bob Marley (de 1945), nascido em 1950 no cerne do estilo musical, em Kingston, capital da Jamaica.



Após vários discos lançados e grande carreira na divulgação da cultura e música jamaicana, Little Roy se prestou a uma grande homenagem ao Nirvana, que no ano passado comemorou 20 anos do mais clássico álbum da banda, Nevermind. O álbum 'Battle For Seattle' foi lançado em setembro passado e foi apresentado ao público no Reading Festival, na Inglaterra, quando pudemos tomar conhecimento do belo trabalho feito por Little Roy e sua equipe de produção.

Canções clássicas como "Dive", "Heart-Shaped Box", "About A Girl", "Lithium", "Come As You Are" e "Polly" estão entre as selecionadas para esta bela homenagem, bem ao estilo do que faz o Easy Star All Stars, porém com uma pegada mais reggae roots, não tanto dub.
Little Roy - Heart-Shaped Box (Nirvana) by 2luan
Little Roy - Dive (Nirvana) by 2luan

Só posso dizer que fiquei muito satisfeito em ver um grande artista, de uma vertente tão diferente do grunge, prestando este justo e original tributo a uma das bandas que mais influenciaram a música na última década do século XX. Este disco é pra todos, fãs do Nirvana, do Little Roy, do reggae e do grunge, da boa música em si. Se eu não conhecesse as canções originais, acharia facilmente que estas música foram compostas pelo músico jamaicano e já nasceram com a malemolência do estilo jamaicano, de tão bem produzidas que ficaram.

Não perde tempo, baixe logo esta pedrada! Let the rocks roll!


Contato: Site
               Facebook

Nenhum comentário: