30 de set. de 2011

Coletânea Gramofone - RAProgresso - 2011



Passada mais uma semana cheia de corres pra todo mundo, é ótima a sensação de ligar o som no volume pra lá do 8 pra finalmente relaxar, curtir seu momento, organizar os pensamentos, recalcular caminhos...

É neste embalo que nesta semana o Gramofone apresenta a coletânea “RAProgresso”. Cheio de inspiração, engajamento, grooves e beats, “RAProgresso” é aquele combustível turbinado que falta pro motor de arranque que existe dentro de cada um de nós. Também pudera, com um time heterogêneo e consistente de primeira classe composto por músicos da velha e nova geração da música boa do Brasil, qualquer empreitada que os tivesse envolvidos seria bem sucedida. Já que falei da turma que dá o respaldo necessário pra que eu encha a bola do álbum aqui, vou apresentá-los abaixo.



A primeira música é de Jr. Black, que teve também outra incluída na coletânea da semana passada, “Prima Vera” (acho que ele só está sabendo disso agora, espero que me perdoe. rs). Jr. Black mostra com “Sha-Layam” (que teve seu clipe oficial lançado hoje às 00:00 na net) um pouco do seu groove potente e prepara o terreno pras outras pancadas que vem a seguir.

Depois o maestro do canão (que vai ser homenageado no disco outras duas ou 3x pelos próprios músicos) canta o famoso bordão “Não sou Mun-Rá, mas tenho sim os pitbulls por mim”. Sente o peso. Na sequência, Lurdez da Luz continua a sessão de sufocamento sonoro com a marcante “Saudade”. O mineiro Gurila Mangani é o quarto nesta lista com muito suingue no riff que dá o tom de sua letra.



A seguir, Instituto e BNegão (ambos já tiveram um pacotão espacial do blog) em parceria com DJ Dolores para a trilha sonora do bom filme nacional “Narradores de Javé”. RAPadura talvez seja a grande “surpresa” da lista. Entre aspas porque o cara já tá a muito tempo na correria e já tem uma carreira sólida, porém não tão exposta. Acontece que ele lançou ontem o clipe oficial de “Norte-Nordeste Me Veste” que teve mais de 10 mil visualizações em um único dia. O cara agora é sucesso total, o trabalho é de responsa e vai estourar, pode escrever. Até mesmo um contato meu francês, se empolgou com o som dele.



Mc Ralph fez, para mim, uma das melhores obras do gênero do ano e já disse isto pra ele. Ele também tem noção da qualidade do material que ele produziu e tem em mãos. Conheça a obra dele aqui, “Os Afro-Raps”, em referência clara a “Os Afro-Sambas” de Vinícius de Moraes e Baden Powell.

BiD (que já tá lançando o ‘Bambas Dois’, mas eu continuo apaixonado pelo ‘Bambas & Biritas’ até hoje), Mv Bill, Julgamento (BH), Mamemo Sound System (da qual a Lurdez também faz parte) e Fino encerram esta viagem com elegância mas sem perder a pegada roots que teve o disco. É isto, espero que curta a viagem como eu curti. Um abraço!

--> Leve este tapa na orelha [DOWNLOAD]

Coletanea Gramofone - RAProgreso - 2011 by 2gramofone

Nenhum comentário: